Buscar
  • Amanda Cristina Agador

Pneumonias Aspirativas

Você sabe o que é pneumonia aspirativa?


É quando acontece a aspiração, ou seja, é inalada para o pulmão conteúdo estomacal ou da boca. Essa aspiração causa complicações ao pulmão, causando pneumonia. As pessoas que tem mais risco a essa pneumonia são pessoas que apresentam alguma alteração nas estruturas da boca, faringe, laringe, esôfago, que já tiveram AVC, idosos, pessoas com refluxo gastroesofágico, pacientes já diagnosticados com transtornos de deglutição e em estado mais critico de doenças debilitantes.

Outra coisa bem importante, é que em quadros de pneumonias aspirativas deve-se ter atenção a boa higiene bucal. Pois as bactérias que podem ter na cavidade oral, sendo aspiradas para o pulmão são “o motivo” da pneumonia.

Como saber se é pneumonia normal ou aspirativa? Isso que vai diagnosticar é o médico, através dos dados obtidos pelo raio X e outros fatores.

Fono trata pneumonia aspirativa? O tratamento é medicamentoso, com o médico, porém a fono auxilia na reabilitação, para a sua deglutição ser mais segura e essa aspiração não ocorrer!


E você, já sabia dessas informações? 😊

#fonoaudiologia#fonoterapia#disfagia#disfagiabrasil#gerontologia#fononauti

0 visualização
 

©2020 por Fonoaudióloga Amanda Cristina Agador.