Buscar
  • Amanda Cristina Agador

Evitando o desmame precoce

Você sabe o que é desmame precoce? E por que isso acontece? Vamos aprender mais para saber como evitar...


Que o aleitamento materno tem benefícios tanto para as mamães quanto para os bebês, todos estão carecas de saber, não é mesmo?!?

Mas tem algo que não ouvimos muito por aí... O desmame! Ele pode acontecer por vários fatores: sociais, econômicos e até mesmo, psicológicos.

Pode ocorrer pela baixa produção de leite materno - o que acaba frustrando a mãe, e diminuindo ainda mais a produção (vale ressaltar aqui, a importância da mamãe ter uma rede de apoio). Porém, mesmo com baixa produção existem alternativas eficazes, como o uso de medicamentos que auxiliam na amamentação e relactação/translactação.

Outro motivo para o desmame precoce, pode ser o uso de mamadeiras e chupetas, podendo causar uma confusão de bicos (a longo prazo ok?!? - Vale lembrar que muitas crianças, mesmo usando mamadeiras e chupetas, permanecem no seio materno. Então calma, pois esse fator não é uma sentença).

E por último, mas não menos importante... O desejo materno! A amamentação durante a gravidez é romantizada por muitos, e no momento real ela pode ser bem mais difícil (ingurgitamento mamário, fissuras, entre outros probleminhas) e aí a mamãe acaba se desmotivando nesse processo.

Por isso é tão importante a rede de apoio!

A mamãe tem que querer amamentar, mas se esse também não for o caso, ok.

Vale ressaltar que é muito importante saber a sua vontade e ir atrás de profissionais qualificados que podem auxilia-la, pois muitas vezes, muitos querer ajudar, e acabam “indicando” coisas erradas.

Procure um Profissional capacitado, tire todas as suas dúvidas, fale sobre suas vontades e, faça com que esse momento seja da maneira como você deseja... sem medos ou dúvidas desnecessárias.



6 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo